Tequila + Tequila Sunrise e Margarita


Boa Tarde! Hoje vamos falar sobre uma bebida que tem feito as baladas e noites de muita gente:  A Tequila. Direto do México pra todo mundo, ela conquistou muita gente através dos shots e de drinks de sabor único. Nas receitas dois ótimos e refrescantes drinks: A Tequila Sunrise e Margarita! Arriba, Abajo, Al centro, Adentro! (Créditos ao Mestre Pattz)

_________________________________________________________________________

Tequila

Tequila é uma bebida alcólica destilada, originária do México, feita através da destilação do sumo de uma planta da América Central, o Agave tequilana (também chamado agave azul ou agave azul de Weber) e de até 49% de açucar extraído da cana ou do milho.

É originalmente produzida em região demarcada pela Lei Mexicana no Estado de Jalisco onde se encontra a pequena povoação de Tequila, que lhe deu o nome, e onde se concentram os principais produtores.

Fortemente aromática, a bebida apresenta diferentes graus de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento sendo designada por tequila  BlancoJovenReposadoAñejo e Extra Añejo em ordem crescente do tempo de maturação.

____________________________________________________________________________________________________________________

Classificação

Existem diversos tipos e classificações de Tequila. Para ser um verdadeiro conhecedor, primeiramente você precisa saber se a Tequila que vai beber é “blended” (misturada) ou 100% Agave. As duas são boas, porém, as Tequilas 100% Agave possuem o tradicional sabor da Tequila mais acentuado. Além disso, elas são classificadas pelo tempo de envelhecimento: Jovem, Reposado ou Añejo. Tequila Jovens tem até 2 meses de envelhecimento em barris de carvalho branco (normalmente as Tequilas brancas – silver), as Tequila “Reposado” tem de 2 meses à 1 ano e as Tequilas “Anejo”, mais de 1 ano.

________________________________________________________________________________________

Consumo

O modo mais difundido é colocar sal em torno do copo ou na mão, entre o polegar e o dedo indicador, chupar o sal, beber rapidamente e logo após, morder uma rodela de limão. Como outras bebidas de luxo, a tequila tem um copo especial para ser degustada, o “caballito”, com 60 ml de volume. Ela também pode ser saboreada em taças de pé alto com capacidade de 200 ml. No entanto, a maneira correta e praticada por degustadores da bebida dispensa o sal e limão. A bebida é servida em dose adequada e passa por análise sensorial, ou teste olfativo, onde pode ser caracterizado aromas presentes devidos a características do envelhecimento. A degustação é lenta, com pequenos goles que passam por toda a boca antes de serem engolidos, onde é possível analisar atributos como acidez e gosto residual.

__________________________________________________________________

Origem do “shot”

Apesar de ser um versátil destilado, a tequila é conhecida por seu mais famoso ritual: O “shot” com sal e limão. Ninguém sabe ao certo como isto tudo começou. Mas a lenda conta que foi durante uma epidemia mundial de gripe em 1918, que alguns médicos começaram a receitar “shots de Tequila” como tratamento. O que não foi nenhuma surpresa é que mesmo depois da epidemia, muitos alegavam estar com gripe para continuar com o tratamento, ou seja: bebendo Tequila.

A melhor Tequila para se tomar em shot é uma tequila 100% Agave envelhecida, ou seja; “reposado” ou “añejo”. No Brasil, estão disponíveis a tequila Jose Cuervo Clasico, Especial, Black (estes blends); Tradicional, 1800 Blanco, 1800 Reposado, 1800 Añejo e Reserva De La Familia (todas de 100% agave). E a Sauza Tequila Blanco, Sauza Tequila Gold e Sauza Tequila Hacienda(Reposada). Além do shot com sal e limão, ou para alguns exóticos com laranja e canela, no México eles costumam beber a bandeira mexicana: Um shot de tequila (dourada), um shot de suco de limão (verde) e um shot de sangrita, suco de tomate com tempero típico.

____________________________________________________________________________________________

A Opiniao do Bartender

A Tequila sem dúvida se tornou um dos “icones” da noite de todo tipo de publico. Em todas baladas e festas se vê rodas de amigos e conheçidos virando um, dois, três shots. De facil aceitação e gosto suavizado pelo sal e limão, a Tequila tem sido Top 1 em escolhas, deixando para trás os consagrados Whiskys e Vodka. Além disso, muitos drinks clássicos feitos de Tequila também são grande pedida em bares. Assim como a Caipirinha, a Tequila que era exclusivamente mexicana virou uma tendencia mundial.

_______________________________________________________________________________

Tequila Sunrise

À base de tequila (destilado mexicano elaborado a partir do agave azul, planta parecida com o abacaxi), esse drink de aspecto atraente e coloração dégradé lembrando o nascer do sol (sunrise, em inglês) deve ser servido em copo longo ou taça.

Ingredientes:

1 dose (50 ml) de tequila
3 a 4 pedras de gelo
150 ml de suco de laranjas ou 3 doses
1 e 1/2 colher (de sopa) de xarope de grenadina (Groselha)
1 rodela de laranja

Modo de preparo:

Primeiro coloque a tequila e o gelo. Acrescente o suco de laranja e depois, caindo em fio, o xarope de grenadina.

Dicas:

Decore com rodela de laranja, cereja e sirva.
Grenadina tradicionalmente é um licor, xarope, não alcoólico de tons vermelhos, feito geralmente das sementes da fruta Romã.
“Grenadina” é também usado como nome para outros xaropes, licores, e bebidas que contenham sucos de outras frutas (tais como: Framboesa, Groselha vermelha, Amora-silvestre) e xarope de açúcar.

____________________________________________________________________________________________________________________

Margarita

Ingredientes:

Sal

Alguns cubos de gelo

1 dose (40 ml) de Tequila

1 fatia de limão

3 colheres (chá) de suco de limão

2 colheres (chá) de licor Cointreau

Modo de Preparo:

Fazer uma incisão em um limão, segurar a haste da taça short drink de ponta cabeça e umidecer suavemente toda a borda. Mergulhar em um pires com sal rapidamente e retirar o excesso das bordas. Em seguida, colocar em uma coqueteleira com muito gelo a tequila, o suco de limão e o cointreau. Agitar energicamente e coar para taça crustrada com o sal.

_________________________________________________________________________________________________________________

É isso então galera. Como prometido todo dia um post novo e hoje ele é bem interessante mesmo. Obrigado a todas as pessoas visitando e comentando, realmente me surpreendeu. São 700 visitas em quase três dias, o que da mais e mais vontade de escrever. Mandem sugestões, façam perguntas, divulguem bastante e comentem. Isso é muito importante. E claro estou sempre aberto a propostas de trabalho, então só entrar em contato. Bom fim de tarde para todos!

Sobre Vinicius Moreira

Vinicius Rodrigues Barbosa Moreira, Taurino de 26/04/1988, começei a trabalhar como Barman(ou bartender como dizem hoje em dia) a seis anos. Começei por um simples Hobbie, fazendo drinks e batidas e hoje em dia isso se transformou em um meio de ganhar a vida e se divertir, o que acho o mais importante acima de tudo. Nesse espaço pretendo divulgar um pouco sobre essa vida, sobre as bebidas, novidades e tendencias com todos os bons amantes de drinks e coquetéis.

Publicado em maio 31, 2011, em Destilados. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Tequila é vida cara, muitooo bom, e olha eu so um degustador já que quando bebo é sempre sem sal e limão UHSAHUHSAU mas ae Vinão,ta muitooo legal o site, alem disso to aprendendo varias coisas =)

    parabens

  2. parabens pelo blog, adorei *-* as receitas sao maravilhosas e os textos muito interessantes e informativos *-* tequila sunrise arrasa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: