Divisão de Coquetéis + Mosaic e Sex on the Beach


Hoje vamos falar sobre os diversificados tipos de Drinks e Coquetéis. Dos mais simples aos complexos, eles são dividos em Modalidades, Categorias e etc. No fim do texto, nossas duas primeiras receitas: Um Drink chamado Mosaic para os amantes de gelatina e bebidas e o clássico Sex on the Beach, que é um dos mais tradicionais e mais pedidos no mundo todo. Boa degustação!

MODALIDADES

Mexidos
São os coquetéis preparados no mixing glass, as bebidas usadas na sua elaboração são de fácil mistura, depois são coados e servidos sem gelo. Por serem servidos sem gelo na hora da preparação adiciona-se uma grande quantidade de gelo para que o coquetel fique bem gelado, ele é mexido com o auxilio de uma colher bailarina. O copo em que for servido deve ser previamente gelado.

Batidos
São os coquetéis que utilizam bebidas e ingredientes de difícil mistura, como açúcar, creme de leite, frutas ou suco de frutas e licores. São batidos na coqueteleira com gelo.

Montados
Dispensam a utilização da coqueteleira e do mixing glass, são preparados com gelo no próprio copo em que serão servidos.

CATEGORIAS

Short Drinks
Coquetéis servidos geralmente em copo old-fashioned, ou em taças de coquetel. Os short drinks possuem, na maioria das vezes, um teor alcoólico bem alto, por isso são indicados para serem tomados antes ou após uma refeição, e nunca durante.

Long Drinks
Conhecidos também como Highballs, são coquetéis refrescantes preparados em copo de long drink com gelo, misturando uma ou mais bebidas e completados com sucos, refrigerantes, água com gás, água tônica ou energéticos. São indicados para dias quentes, em geral, são refrescantes e repousantes.

Hot Drinks
São bebidas feitas com chocolate, café ou água quentes normalmente servidas no inverno, em canecas especiais.

Frozen Drinks
São preparados no liquidificador, com bebidas destiladas, licores, gelo, sorvete, bolachas ou leite condensado. O ideal é que fique com uma textura cremosa e lisa, sem pedaços de gelo no meio.

FINALIDADES

Estimulantes do apetite
São drinks aperitivos. Com sabor seco, amargo ou ácido na maioria das vezes, devem ser servidos antes das refeições para estimular o apetite. Quase sempre são elaborados a partir de uma bebida destilada e misturados com suco de frutas ácidas, vermutes, bitter, etc.

Digestivos
São coquetéis indicados para serem tomados após as refeições. São compostos por licores e destilados.

Nutritivos
São considerados nutritivos por levarem em sua composição ingredientes ricos em calorias, como sorvetes, bolachas, chocolate, leite, etc.

Refrescantes
Os drinks refrescantes são feitos com uma bebida destilada e as vezes um licor, misturados com sucos de frutas, refrigerantes, água com gás e bastante gelo. A maior parte das bebidas refrescantes aparece nas categorias long drinks e collins.

Estimulantes físicos
São coquetéis quentes indicados para climas frios. Compostos por bebidas destiladas, água ou café quente e condimentos especiais.

GRUPOS CLÁSSICOS

Sours
São coquetéis azedos. Os sours no Brasil, são preparados à base de bebidas destiladas, suco de limão e açúcar, como a capirinha. Na Europa e na América do Norte, são preparados com sucos ácidos e servidos em copos on the rocks.

Fizzes
São drinks efervescentes. Preparados com bebidas destiladas, suco de frutas ácidas, açúcar e gelo, batidos e completados com Club Soda, água com gás ou champanhe, devem ser servidos logo a seguir, para não perderem a efervescência.

Eggnogs
São drinks que levam em sua receita uma gema de ovo crua. Hoje em dia, é quase impossível achar essa categoria em algum bar, devido a casos de salmonela (doença causada pela gema de ovo contaminada).

Frappes
Licores servidos após as refeições, em taças com gelo ou sem gelo.

Fancies
São coquetéis enfeitados ou coloridos, em geral, os fancies são coquetéis preparados pelo barman para atrair a atenção dos clientes.

Café Coquetel
Bebidas feitas à base de café bem quente, bebidas destiladas e licores.

Cups
Os cups são preparados em vasilhas grandes e são perfeitos para serem servidos em festas e reuniões. Na maior parte das vezes é feito com frutas frescas ou suco de frutas, vinhos, licores e bebidas destiladas.

Grogs
São bebidas quentes e açucaradas feitas à base de rum, kirsh, Conhaque ou gin.

Pousse Café
Representa o licor que se toma após o café. Preparados em camadas os pousse cafés são elaborados com bebidas digestivas e licores.

Collins
Preparados à base de bebidas destiladas como whisky, Gin ou Rum, com adição de água tônica ou com gás, açúcar ou até algum suco ácido, são parecidos com os long drinks mas são maiores.

Slings
Bebida elaborada a partir de Gin ou Whisky, água e açúcar, também pode ser preparada com bebidas destiladas e licores.

Soft Drinks
São bebidas sem álcool preparadas com sucos de fruta, refrigerantes, xaropes, servidos em copo long drink ou taça de coquetel, são muito saborosos e refrescantes.

______________________________________________________________________________________________

 Mosaic

Ingredientes:


-1 cubo de gelatina de limão preparada com vodka;
-1 cubo de gelatina de cereja preparada com licor de cassis;
-1 cubo de gelatina sem sabor preparada com curaçau blue;
-1 cubo de gelatina de uva (sem acrescentar bebida alguma);
-Espumante brut gelado para completar;
-1 fatia de carambola para decorar.

Modo de preparar:

-Prepare as gelatinas seguindo as instruções da embalagem, substituindo na finalização 100 ml de água por equivalente da bebida recomendada;
-Conservar na geladeira até o momento de montar os drinks, quando deverão ser cortadas em cubos pequenos;

-Em uma taça tipo “flute” previamente gelada, coloque os cubos de gelatina, e em seguida complete com o espumante brut;
-Decore com a fatia de carambola.

_________________________________________________________________________________

Sex on the beach

Ingredientes:

1 dose de vodka
1/2 dose de licor de pêssego
1 dose de suco de laranja
7 gotas de xarope de groselha
2 pedras de gelo moídos

Como preparar o Sex on the Beach:

Misture a vodka o licor e o suco na coqueteleira, coloque dois cubos de gelo moídos. Coloque um pouco de groselha no fundo.
Depois coloque tudo em um copo, e cubra com o resto da groselha.

______________________________________________________________________________________________

Bom é isso galera. Espero que tenham curtido e qualquer duvida só perguntar. Deixem comentários ai pra ver se esta do agrado de todos. Bom domingo pra todos!


Sobre Vinicius Moreira

Vinicius Rodrigues Barbosa Moreira, Taurino de 26/04/1988, começei a trabalhar como Barman(ou bartender como dizem hoje em dia) a seis anos. Começei por um simples Hobbie, fazendo drinks e batidas e hoje em dia isso se transformou em um meio de ganhar a vida e se divertir, o que acho o mais importante acima de tudo. Nesse espaço pretendo divulgar um pouco sobre essa vida, sobre as bebidas, novidades e tendencias com todos os bons amantes de drinks e coquetéis.

Publicado em maio 29, 2011, em Destilados. Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Eu querooo o mosaicoooooo *—* faz pra mimm?

  2. Sensacional idéia cara!!! Quem n conhece e n tomou os drinks do vini n sabe o que ta perdendo! Bartender top 1!

  3. nossa muito boa ideia vini,não entendo naaaada de drinks vou visitar sempre pra aprender agora =DD

  4. parabens pela iniciativa, faltam profissionais como voce que atuem na area do bar e tenham essa ideia profissional de usar a internet como meio de divulgar nosso trabalho que as vezes e deixado de lado e nao levado a serio. ganhou um frequentador aqui.

  5. mosaic NIIIIIICE

  6. bela iniciativa man !

    manda bala agora quero ver links no youtubee videos .. divulga que tu vai longe , hj em dia a internet serve pra ganhar dinheirooooo !!! não só nos djs mais todos na area de eventoo MANDA BALA eu APOIO !!

  7. Ta muito bom Vinão, ta muito bem feito o site, as explicações dos drinks, do jeito que são preparados, ta irado mesmo, eae se for pra beber esse mosaic eu volto a beber facil UHSAHUASHU
    abraçooo djow

  8. aew vo temta compra uma garrafa de amarula

  9. viniii vc ainda me deve meu drink, alias ate deveria mudar o nome
    mas mto bem feito este blog 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: