Caipirinha: A representação do Brasil nos Drinks + Saquerinha de Kiwi e Caipirinha Frozen de Morango


Boa noite a todos! Hoje vamos falar sobre um Drink mundialmente conhecido e que surgiu no Brasil para revolucionar no mundo. Quem nunca ouviu falar ou tomou uma Caipirinha? São diversos sabores e variações que foram feitas através desse delicioso Drink. Através desse texto retirado do Wikipédia, vamos entender um pouco mais sobre. E logo após duas receitas novas: A Saquerinha de Kiwi, variação da Caipirinha em que a cachaça é trocada pelo Saque e uma Caipirinha de Frozen de Morango . Boa apreciação!

________________________________________________________________________

Caipirinha

caipirinha é uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. É feita com cachaça, limão taiti não descascado (também conhecido alhures como lima ácida verde), açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares e restaurantes.

Caipirinhas geralmente são preparadas para um copo de cada vez, já que seus ingredientes têm quantidades irregulares e não se misturam perfeitamente, o que complica fazer uma boa divisão.

________________________________________________________________________________________________

Origem e evolução

Pouco se conhece sobre a origem da caipirinha. Muito provavelmente, a mistura de cachaça, limão amassado, açúcar e gelo nasceu no interior do estado de São Paulo. Era considerada um poderoso remédio contra a gripe. De fato, o próprio nome “caipirinha” alude à origem caipira, nome pelo qual são conhecidos os habitantes do interior do estado de São Paulo. Em outros lugares do Brasil o drink recebe nomes diferentes como, por exemplo, “batida de limão”, típico do estado do Rio de Janeiro. Da fórmula original, considerada um clássico da coquetelaria internacional, apenas o açúcar e o gelo permanecem intocáveis: em bares de todo o mundo, a receita vem ganhando novas cores e sabores, com ingredientes cada vez mais surpreendentes. Aos poucos, a cachaça cedeu espaço para a Vodka , o Rum e o Saquê, ao gosto do freguês. O limão vez por outra dá lugar a frutas tradicionais, como o morango, o maracujá ou a lima. Alguns barmans recentemente têm criado outras receitas de “caipirinhas”, e hoje já se podem provar caipirinhas de saquê com lichia ou de carambola com manjericão. Até a laranja e a jabuticaba, geralmente desprezadas, são lembradas. Virou moda também juntar duas, três ou até quatro frutas no mesmo copo. Bom exemplo é a caipirinha de frutas vermelhas, uma combinação de amora, morango e framboesa.

______________________________________________________________________________________________

Como Servir

O drinque é servido em copo old fashioned, podendo ser acompanhado de um pequeno canudo ou palitos de madeira. Tradicionalmente, a caipirinha é feita no copo em que é servida. Apesar disso, é comum o uso de coqueteleira para a mistura dos ingredientes.

______________________________________________________________________________________________

Caipirinha no Mundo

Gozando de grande popularidade mundo afora, inúmeras variações dessa bebida são conhecidas. Em algumas regiões, açúcar mascavo é usado em vez do refinado. Mesmo no Brasil, podem ser encontradas variantes com adoçantes artificiais ou com uma grande variedade de frutas. Além disso, a cachaça algumas vezes é substituída por Vodka (caipiroska, marca registrada pela Smirnoff), Licor Beirão(conhecido por caipirão), ou rum (caipiríssima, marca registrada pela Bacardi). “Caipirinhas” de saquê ou vinho (caipivinho) também são feitas. Em Cabo Verde, a caipirinha é também preparada com grogue, um rum forte local.

Na região Sul do Brasil, mais especificamente na cidade de Maringá, a caipirinha recebe o nome de chimboca e difere da receita tradicional por ter mais açúcar e menos aguardente.

É importante observar que o que se chama de limão no Brasil, conhecido como limão taiti (verde e ácido), é conhecido como lima ácida verde em outros lugares. Assim, seja por dificuldade de encontrar o tipo de cítrico que usamos ou por confusão acerca do nome, em muitos lugares, especialmente no hemisfério Norte, a caipirinha é feita com lima em vez do limão taiti — o que eles chamam de limão é conhecido aqui como limão amarelo ou limão siciliano, de casca mais grossa e amarelada.

______________________________________________________________________________________________

A Opinião de um Bartender.

A verdade é que a Caipirinha tenta se manter tradicional. A verdadeira caipirinha Brasileira, feita das cachaças de alambique. Mas como tudo se moderniza e nesse mundo de drinks e coquetéis nada pode parar, pois tudo é uma constante mudança e inovação, a Caipirinha e os amantes da boa e velha forma tradicional vêem isso como um erro. De fato é muito importante redescobrir e mudar, com novos sabores e novas fórmulas, mas ainda mais importante saber resgatar os velhos hábitos de degustar esse delicioso e refrescante patrimônio brasileiro.

________________________________________________________________________________________________

Receita de Saquerinha de Kiwi

Ingredientes:

1 kiwi grande em pedaços

1 dose de saquê (50 ml)

2 colheres de açúcar

gelo

Como fazer:

Lave bem a fruta. Coloque-a em uma coqueteleira com as colheres de açúcar. Amasse bem. Adicione gelo, a dose de saquê e misture. Rende um copo de 300ml.

Receita de Capirinha Frozen de Morango

Ingredientes:

6 morangos frescos médios

1 dose de cachaça (50 ml)

3 colheres de açúcar

6 cubos de gelo

Como fazer:

Lave bem a fruta. Adicione açúcar, gelo e a dose de cachaça. Bata no liquidificador.

________________________________________________________________________________________________

Espero que tenham gostado galera. Continuem acessando, elogiando e criticando e o mais importante: Se divertindo. Comentem bastante e divulguem se puder! Até amanhã pra todos!

Sobre Vinicius Moreira

Vinicius Rodrigues Barbosa Moreira, Taurino de 26/04/1988, começei a trabalhar como Barman(ou bartender como dizem hoje em dia) a seis anos. Começei por um simples Hobbie, fazendo drinks e batidas e hoje em dia isso se transformou em um meio de ganhar a vida e se divertir, o que acho o mais importante acima de tudo. Nesse espaço pretendo divulgar um pouco sobre essa vida, sobre as bebidas, novidades e tendencias com todos os bons amantes de drinks e coquetéis.

Publicado em maio 30, 2011, em Destilados. Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Saquerinha de Kiwi amooooooooooooooooo *–* eu queroo

  2. caipirinhas do vini sempre fodas!! ainda ta me devendo outra rodada de blavod com lichia cara hahaha logo to vendo que meu bartender vai ficar requisitado demais pra fazer minhas festas hahaha sucesso sempre cara!

  3. huauhahuauh te quero muitooooo!! huauhauh

  4. krrrl deve ser muito bom! vou tentar fazer.. será que consigoo? auihaiuhaiu

  5. Realmente de uns tempos para cá a caipirinha foi se diversificando… mas com certeza eu não dispenso uma de limão com velho barreiro (legítima cachaça adoçada) =)

  6. Caipirinha Frozen de Morango deveee ser muito booaa ;D

  7. hmmm..quero todoooos hehe

  8. Boa pedida para matar minha sede. Ai céus que fogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: