Drinks e a estética + Cosmopolitan e Manhattan


Boa noite galera. O que posso fazer sem ser pedir desculpas pelo abandono né galera? Infelizmente as coisas andam realmente corridas e a idéia inicial de manter o blog com posts praticamente todo dia ficou difícil. Mas enfim, o unico modo de compensar é trazendo a vocês um novo assunto. Hoje vou escrever um pouco sobre os Drinks e suas estéticas. O Que pode ser mais divertido e até delicioso do que um Drink que chame atenção por sua coloração e detalhes como frutas e Canudos? No fim duas receitas clássicas no Mundo das Bebidas: Os deliciosos Cosmopolitan e Manhhatan.  Boa Degustação.

________________________________________________________________________________________________________________________

Prévia

Se você parar por um instante pra pensar, quantas pessoas que voce conheça ou até você mesmo ja nao teve vontade de beber um determinado drink por sua coloração ou pela aparencia dele? Sim isso é muito comum entre os consumidores, que procuram nas mais diferentes variações de Drinks coloridos um sabor que lhes apeteça.

E ai quando entramos nesse assunto podemos chegar a muitas e muitas vertentes. A Coloração vem através das bebidas alcoólicas como Licores e até Vodkas hoje em dia criadas especialmente para essa função, além dos sucos de frutas tradicionais em Drinks como o Morango e outras nem tão conhecidas como a Pitaya. Além das bebidas podemos citar também aromatizantes e colorantes, como o Grenadine.

No quesito enfeites, as frutas cortadas em formas de estrelas e muitas outras sempre chamam atenção, além de outros produtos como o gelo seco e canudos com enfeites, indispensáveis para um Bartender em seu trabalho.

________________________________________________________________________________________________________

Coloração

Drinks Azuis, Verdes e vermelhos. As opções são Variadas se tratando desse assunto. Quando falamos de bebidas a mais famosa dessas usada especialmente para esse efeito é o Curaçau Blue, um licor citrico de Laranjas e artificialmente colorido de azul. Além do gosto único e de certa maneira forte para ser tomado puro (embora muita gente o faça), sua cor é uma marca tradicional em muitos Drinks.

Exemplos: Blue Lagoon, Blue Hawaian, Fire Sea.

Além da versão azul criada para esse triple Sec ( Mais pra frente teremos um novo post falando especialmente sobre essa bebida), foi criada também uma versão vermelha, além do Curaçau incolor, original da Fruta.

Os Licores em si são muito usados com essa função. Licores como o Peppermint (Ou Licor de Menta) e Kiwi por sua cor verde, o de Morango e alguns menos conhecidos como o Licor Parfait Amour ( Licor de Flores) são sempre lembrados num balcão na hora dos Drinks.


O Mercado de Vodkas também tem se aprofundado nessa área. Vodkas como a Blavod, de Origem Inglesa e que nós vimos em alguns posts atrás é muito usada por sua cor única preta, embora o preço não seja tão acessível assim para todos. Outra não tão conhecida assim é a Vodka Pinky, que usa como Slogan “ A Vodka mais bonita do mundo “ e tem a coloração rosa e que usa pétalas de rosa em sua produção.

Além destas, vale lembrar de Martinis como o Martini Rossato e alguns outros aperitivos de cores chamativas para a composição dos Drinks.

Mas sem a menor duvida quando falamos de cores nada é tão usado como os sucos. Dos mais simples e fáceis de achar aos mais dificeis como o pouco conhecido Suco Cranberry, de baixa divulgação e venda no Brasil, embora tenha muitos efeitos medicinais.

As Frutas tem um Papél fundamental nos Drinks, seja pelo seu gosto quanto pela sua cor. Hoje em dia é raro ver Drinks sem ter um pouco de suco em sua composição, que em partes serve para amenizar o teor alcólico do Drink. Frutas exóticas tem ganhado seu espaço através das novas descobertas e testes para novos coqueteis, sendo muito simples encontrar casas e bares que apostam nessa nova tendencia.

Outro produto também que não pode ser esquecido é o Refrigerante. Estes tem espaço garantido nos bares, para montar tradicionais Hi fi e Cuba Libres.

E finalizando essa lista os Colorantes, com sabores e alguns aromatizantes e xaropes como o Grenadine, sempre usado em Drinks como o Tequila Sunrise. O mais simples e usado é a Groselha, ingrediente que da um tom especial no Sex on the Beach.

________________________________________________________________________________________________________________________

Enfeites

Tão importantes quanto as cores, os enfeites são ponto chave nos Coquetéis. Uma rodela de Laranja colocada na borda de um copo, um canudo com Guarda-chuva mudam toda a estética do Drink e chamam atenção para o cliente que se sente mais confortável ao bebê-lo.

Os canudos, coloridos e transparentes dão um tom a mais dentro de uma balada ou até mesmo em festas. Munidos de Guarda chuvas e frutas falsas dobráveis, dão um estilo mais tropical ao copo.

Mexedores como as mais diferentes formas, como os de coqueiros. Até mesmo mexedores com luz e painéis de Led estão sendo usados.

Gelo artificiais coloridos e que piscam também dão um tom a mais no Drink. Isso sem esquecer o gelo seco, tradicionalíssimo em um balcão de Bartender, embora um tanto quanto perigoso.

E as frutas mais uma vez importantes, cortadas em rodelas, fatias e em formas de estrelas e cubinhos.

_______________________________________________________________________________________________________________________

A Opiniao do Bartender

Como podemos ver, a parte estética de um Drink está totalmente ligada ao seu gosto e sua receita, tornando se indispensavl de diversas maneiras para ambas as partes. Para o Bartender, um meio de divulgar melhor seu trabalho, de chamar clientes para vender mais. Se competente, o Barman unirá o util ao agradavel, sabendo fazer perfeitamente o Drink e decorando-o de maneira que agrade a clientela. Para o Consumidor, além de estar bebendo, conta sempre o visual, com os mais modernos enfeites para se diferenciar no ambiente. Por isso, nunca deixe de separar em seu balcão ou festinha um pequeno Kit para as ocasiões, tornando tudo mais decorativo e divertido.

_________________________________________________________________________________________________________

Cosmopolitan

Ingredientes:

4 doses de Vodka Citron

1.5 dose de Cointreau

1.5 dose de Suco de Limão

3.0 doses de Cranberry juice


 Modo de Preparo:

Em primeiro lugar colocar gelo e água na Taça e deixá-la de lado. Depois acrescentar os ingredientes na Coqueteleira com um pouco de gelo. Agitar. Antes de colocar o Drink no taça, retirar a Agua e o gelo e decorar a gosto. Por fim despejar na taça já previamente gelada.

_______________________________________________________________________________________________________________________

Manhattan

Ingredientes:

– 50 ml de Whisky Rye (de centeio) ou Canadian Whisky
– 20 ml de Vermouth Seco
– 2 gotas de Angostura Bitter
– Gelo

Modo de Preparo:

– Coloque todos os ingredientes em um mixing glass com cubos de gelo.
– Mexa bem e use um coador para despejar o conteúdo no copo resfriado de preferência.
– Enfeite usando uma cereja como guarnição.

_______________________________________________________________________________________________________________________

Valeu galera…estamos chegando a marca de 5000 mil visitas. Só tenho a agradecer a todos como sempre que estão entrando, comentando ( e vamos comentar mais), divulgando em suas redes sociais e entre amigos. E agradecer a paciência de todos pela demora pra postar infelizmente. Nos próximos posts vamos falar sobre Drinks em camadas, que é um assunto muito interessante e que rende belos Drinks. Comentem bastante gente e deem idéias por favor. Para entrar em contato para me contratar pra festas já sabe né? Obrigado a todos e boa noite.

Sobre Vinicius Moreira

Vinicius Rodrigues Barbosa Moreira, Taurino de 26/04/1988, começei a trabalhar como Barman(ou bartender como dizem hoje em dia) a seis anos. Começei por um simples Hobbie, fazendo drinks e batidas e hoje em dia isso se transformou em um meio de ganhar a vida e se divertir, o que acho o mais importante acima de tudo. Nesse espaço pretendo divulgar um pouco sobre essa vida, sobre as bebidas, novidades e tendencias com todos os bons amantes de drinks e coquetéis.

Publicado em junho 22, 2011, em Destilados. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Krl esse fiko zika hahaha
    isso lek continua assim
    só falta fazer um pra mim heauHEuae
    eh nois

  2. Cranberry Juice é muito bom no cosmpolitan…continua assim que ta muito legal a idéia do blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: