Rum + Cuba Libre, Mojito e Piña Colada


Boa noite pra todos! Como sempre em minha defesa só posso me desculpar pela falta de tempo. E agora aliado a um pequeno probleminha de net em casa e no trampo ficou meio complicado mas se Deus quiser tudo resolvido em breve. Porém mesmo como todo esse contratempo, o blog continua com muitos acessos o que me leva a agradecer mais uma vez também a todos que continuam entrando todos os dias, comentando e divulgando. Posso anunciar a vocês que surgiram muitas idéias novas e empolgantes para este espaço, além de trabalho e festas para fazer. Agradecimentos e pronunciamentos feitos, vamos ao que interessa. No post de hoje vamos falar sobre o Rum, uma bebida que fez muita gente com certeza se imaginar pirata e cantar “Ioho Somos Piratas do Rum”. Além disso, impossível alguém que deguste coquetéis e Drinks jamais ter experimentado o Clássico Cuba Libre.

______________________________________________________________________________________________________

Rum

O Rum é feito a partir da fermentação e destilação da cana de açúcar e de seu melaço. Acredita-se que o rum surgiu em 1500, quando os espanhóis plantavam cana-de-açúcar nas ilhas do Caribe, durante suas explorações. Alguns defendem que a palavra rum deriva de Rumbullion ou Rumbustion. Expressões usadas pelos ingleses para descrever os excessos provocados pelos bêbados. Outros afirmam que a palavra rum tem origem latina, saccharum (açúcar).

No século XVII, o rum já era muito conhecido, sendo considerado como uma bebida medicinal que curava todas as doenças e expulsava os “demónios” do corpo. Mais tarde, em 1862, Dom Facundo Bacardi fundou a Casa Bacardi, em Cuba.

Ao sair do alambique, o rum é incolor. Em alguns casos, é envelhecido em barris de carvalho durante três anos, quando, então, poderá ser denominado rum envelhecido, tendo uma coloração que varia de dourado até o ouro velho. O rum sai do alambique com concentração alcoólica de aproximadamente 80% e o produto final deve ficar em torno de 40%. Atualmente, há tipos de rum com graduação alcoólica mais baixa, em torno de 35%, que têm sabores cítricos e frutados.

Existem dois tipos de rum, o leve (light) e o pesado (dark). O leve apresenta duas variações, o branco e o ouro. Geralmente são secos apresentando um leve sabor de melaço. O rum pesado é mais escuro e doce, característica resultante de um processo de fermentação lenta após a destilação. Porto Rico, Cuba, Ilhas Virgens, República Dominicana, México, Haiti, Havaí, Venezuela, Filipinas, Jamaica, Martinica e Barbados são países que se destacam na produção de rum.

Seu teor alcoólico varia entre 38% a 40% Vol. _______________________________________________________________________________________________________________________

Os Runs comercializados no Brasil

Montilla

O Rum Montilla tem seu lugar assegurado no Mercado Brasileiro. O Consumo anual é de aproximadamente 21 Milhões de Litros. Em média 1 garrafa de Montilla é consumida a cada 1,5 segundos. Seu consumo no Nordeste do Brasil é de 82%, enquanto na capital São Paulo chega a apenas 4%.

Rum Montilla Carta Branca

Rum Leve com notas de baunilha, Frutado e levemente cítrico de paladar macio e cor levemente dourada.

Rum Montilla Carta Ouro

Rum Leve com nota de mel, frutas secas e de paladar levemente adocicado. Cor âmbar intensa.

Rum Montilla Carta Cristal

Rum leve com um perfil aromático e notas de baunilha, chocolate e uma perfeita combinação de Frutas, associada ao Melaço. De cor Transparente e cristalina.

_________________________________________________________________________________________________

Bacardi

Bacardi é uma marca de bebida alcóolica e a maior companhia privada do mundo, dirigida por uma família, fabricante de bebidas destiladas. A companhia vende em torno de 240 milhões de garrafas por ano e exporta os seus produtos para cerca de 170 países em todo o mundo. Em 2004, teve lucros de cerca de 3.3 bilhões de dólares.

Bacardi Superior

 

Claro, brilhante e branco como a água. Um leve toque de Baunilha, damasco seco e frutas cristalizadas. Toque suave de ervas lenhosas, notas florais, amêndoas preparadas, marzipan e Banana. Uma sensação doce com toque de anis no Pós-sabor.

Bacardi Lemon e Bacardi Razz

Outros Tipos de Bacardi

_______________________________________________________________________________________________________________________


Havana Club

Havana Club é uma marca de rum , feito em Santa Cruz del Norte , Cuba. A marca Havana Club é vendido fora de Cuba em conjunto com a Pernod Ricard .

_______________________________________________________________________________________________________________________

A Opinião do Bartender.

Se há uma bebida que divide opiniões como nenhuma outra, esta bebida é o rum. Muitos a consideram amarga demais, impossível de se tomar pura. Muitos já seguem outra linha de raciocínio: O de apreciar os diferentes tons e gostos que se encontram em sua composição. De origem Cubana e Caribenha, o rum ganhou o mundo através de suas doses e dos tão famosos Drinks Cuba Libre e Pinã Colada, além do indispensável Mojito, que esta presente em todas listas de coquetéis de bares e festas. Como vimos a alguns posts atrás, o Malibu também é Rum, bebida da qual aprecio muito, juntamente com todos seus Drinks, que amenizam o Sabor forte e seu teor alcoólico alto.

_______________________________________________________________________________________________________________________

Cuba Libre

Ingredientes:

-6 cl de Rum (Marca a Gosto)

-4 cl de Sumo de Limão

-15 cl de Coca cola

Modo de Preparo:

Feito direto em um copo Long Drink. O Primeiro passo é colocar o sumo de limão e o rum sobre o Copo com gelo. Adicionar a Coca- Cola e mexer vagarosamente. Decorar com uma rodela de Limão.

Observação:

O Cuba Libre original é feito com Rum. Quando adicionada Vodka ou outro qualquer destilado ele passa a ser outro Drink.

______________________________________________________________________________________________________________

Piña Colada

Ingredientes:

-1 Dose de Rum Claro

-2 Doses de Suco de Abacaxi

-1 Dose de Leite de Coco

-1 Colher(chá) de Açúcar

-4 Pedras de Gelo Pequenas ou Moídas

Modo de Preparo:

Coloque os Ingredientes na Coqueteleira e bata por aproximadamente por 10 Segundos. Enfeite o copo ao seu agrado ( Recomendo usar calda de chocolate e um pedaço pequeno de Abacaxi ). Coloque no copo e depois acrescente Coco Ralado por cima.

___________________________________________________________________________________________________________________

Mojito

Ingredientes:

1 Dose de Rum claro

2 Colheres de Açúcar

4 a 5 Folhas de Hortelã

Água Tônica

Metade de um Limão

Modo de Preparo:

No copo onde o Drink vai ser preparado, amasse as Folhas de Hortelã, o sumo de Limão e o açúcar. Depois acrescente o gelo moído. Finalize com a Água com gás e o Rum claro.

Obs: Algumas pessoas gostam de colocar um pouco de Angostura no Drink para sobressair os aromas.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Ioho! Post muito interessante sobre o Rum, um pouco sobre a História e seus Drinks e Marcas. Como todo post, espero que duvidas tenham sido esclarecidas e aprendizados aprimorados. Mais uma vez peço desculpa pela demora no Post, mas os pequenos problemas que atrapalhavam estão se resolvendo aos poucos. Como disse no começo do Post, muitas idéias surgindo e pretendo em breve estar disponibilizando Vídeos próprios fazendo os coquetéis e Drinks para ensiná-los de um modo melhor. Agradeço a todos que continuam entrando mesmo com postagens novas, fazendo com que o Blog continue com números altos de visitas todos os dias. E espero que com a ajuda de vocês e idéias vindas de vocês também possamos cada vez mais fazer com que o Blog cresça. Obrigado a todos e uma Boa noite. Até a próxima!

Sobre Vinicius Moreira

Vinicius Rodrigues Barbosa Moreira, Taurino de 26/04/1988, começei a trabalhar como Barman(ou bartender como dizem hoje em dia) a seis anos. Começei por um simples Hobbie, fazendo drinks e batidas e hoje em dia isso se transformou em um meio de ganhar a vida e se divertir, o que acho o mais importante acima de tudo. Nesse espaço pretendo divulgar um pouco sobre essa vida, sobre as bebidas, novidades e tendencias com todos os bons amantes de drinks e coquetéis.

Publicado em julho 12, 2011, em Destilados. Adicione o link aos favoritos. 13 Comentários.

  1. Mojitos são uma deliciaa *.* adoro seu blog e adoro as fotos que voce coloca. Poste videos seus vini, acho que todos estao esperando isso.

  2. A única vez que tomei cuba libre foi escroto, quero tomar um decente. Já falei, aquela noite de Drinks tem que virar até final do mês

  3. Muito completo o blog, cheio de detalhes. Gosto muito de tomar rum e gin e pina colada é um dos melhores drinks de todos quando é bem feito. Entre todos os que foram colocados ai havana club é o de melhor sabor, porem o bacardi nao deixa a desejar. Parabens e continue postando. Gostaria de ver um artigo sobre gin e sobre champagne, com a receita do Kir. um abraço e parabens pelo sucesso merecido.

  4. Cara mojitos!!!!Eu tava muitos mojitos quando tava no primeiro ano de facul e sinto mó falta!Só que eu tomava com soda em vez de água tônica. Queria experimentar com tônica. Bora fazer uma brincadeira logo logo!

    O blog tá irado!! Só tá faltando tempo pra fazermos as receitas xD

  5. parabéns mais uma vez vini! você é muito didatico velho e ainda faz a gente ficar com vontade de provar essas bebidas, oieahoieaoihea
    fico feliz por você cara! abraços vinão

  6. mojito é muiiito bom *-* acho que voce devia fazer um pra mim kkk
    muito bom o post. 😀

  7. Muito legal esse seu blog! adorei! tava com uma dúvida me ajudou bastante!

  8. ai sim em vini …. belo blog !! ja sei aonde vou pegar receitas de drinks

  9. informação de qualidade como sempre né vii, parabééns e não pare mais de postar, please, afinal sempre é bom saber o que estamos tomando

  10. reinaldo da silva

    koe vini o que eu posso fazer com um Bacardi carta ouro?

  11. aprendo sobre esse mundo com vocês ,sou ex policial fui demitido, consegui emprego em um bar famoso no Rio de Janeiro , vocês não tem noção de como me ajudarão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: